Aterramento - Você tem ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica Aterramento - Você tem ?

Mensagem  lipep0 em Sab Jan 09, 2010 4:14 pm

Bom eu não tenho. AHUHAUHA, mas achei um tutorial muito bom falando sobre o ATERRAMENTO.
Vejam:

ATERRAMENTO
Falar sobre aterramento e rede Elétrica pode parecer algo fora do comum na área de informática, mas se a rede elétrica que for ligada o computador não estiver bem preparada podem ocorrer choques ao usuário ou danos ao equipamento.
A vida útil dos seus equipamentos de informática depende da qualidade da sua instalação elétrica; levando-se em consideração o aterramento e os equipamentos de energia: estabilizador, nobreak e filtro de linha.
Antes de continuarmos devemos ter uma noção do que é Eletricidade, ela só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 110V e outro com potencial 0V, então temos uma diferença de potencial de 110V. Se tivermos dois fios com potencial 110V, então não há diferença de potencial e a tensão elétrica obtida entre esses dois fios será zero. A unidade de medida para tensão elétrica é Volt (V).
Assim, a rede elétrica é formada por dois fios, um chamado fase e outro chamado neutro. O fio neutro possui potencial zero e o fio fase é por onde a tensão elétrica é transmitida. Como haverá diferença de potencial entre a fase e o neutro, haverá tensão elétrica. Na rede elétrica a tensão é alternada, já que potencial elétrico do fio fase é uma forma de onda senoidal, isto é, varia ao longo do tempo.



Qualquer computador pode ser ligado a essas redes que funcionaram sem problemas. Entretanto, os fabricantes de microcomputadores recomendam que as redes em que esses equipamentos serão ligados tenham um terceiro fio, denominado fio TERRA.
O fio TERRA deverá estar ligado realmente a terra, ao solo, segundo determinadas especificações, de forma a fazer o real aterramento. O aterramento protege contra interferências e choques elétricos.
Você deve estar se perguntando qual é a diferença entre o terra e o neutro, já que ambos possuem potencial zero.
Acontece que o fio neutro pode ficar "sujo" devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos presentes na sua casa ou trabalho. Por exemplo, ele vem da rua com potencial zero, mas, devido aos equipamentos que existem em sua casa, houve uma fuga (que é normal) e o neutro passou a ter um potencial ligeiramente maior, digamos 6 V. Se comparado com o fio fase, então, a diferença de potencial baixou, nesse caso, 6 V. Mas, como os equipamentos elétricos normalmente possuem uma tolerância alta, essa queda na tensão não alterará funcionamento deles (a tensão baixou de 110 V para 104 V nesse exemplo, o que fará com que os equipamentos continuem funcionando normalmente).

Como Funciona?
O "terra" funciona da seguinte forma, como a terra é uma fonte inesgotável de elétrons, o seu potencial é inalterável. Caso algum equipamento tente "sujar" o terra (como ocorre com o neutro), o excesso de tensão é encaminhado para a terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.
Um bom aterramento é conseguido enterrando-se uma haste metálica a dois metros de profundidade, no solo (por isso o nome Terra), e ligando-se o fio TERRA nela. Esse aterramento serve para qualquer aparelho elétrico. Como em nossas casas isso não é feito, uma saída seria ligar o fio TERRA ao NEUTRO, mas isso não é muito aconselhável.
Pode-se, ainda, obter o aterramento ligando-se o fio às partes metálicas existentes na casa, tubulações de água, da própria rede elétrica, na caixa onde fica presa a tomada de energia. Cuidado janelas de alumínio não servem para fazer o terra.



A tomada, que fica na parede, onde será ligado o micro deve possuir três terminais. Pode ser comprada em casas de material elétrico e é a mesma utilizada para ligação de aparelhos de ar condicionado. Sua instalação é bem simples, mas deve ser feito com cuidado por se tratar de ligação elétrica.
O problema será com prédios, pois muitos não possuem o fio terra e muitas vezes sai caro (e complicado) criar o terra porque será necessário enterrar uma barra de ferro na terra e se você morra no 8º andar de um prédio. A solução mais viável será o terra virtual.

Espero ter ajudado

lipep0
ConsoleMasters
ConsoleMasters

Mensagens : 309
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 20
Localização : Rio Branco - Acre

Ver perfil do usuário http://cartaofelipepereira.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dica Re: Aterramento - Você tem ?

Mensagem  HatB em Sab Jan 09, 2010 7:27 pm

legal, esse assunto de "fio-terra" nunca passou pela minha mente ele ter a ver com computação..

HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 22
Localização : Haialea, Miami / USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dica Re: Aterramento - Você tem ?

Mensagem  lipep0 em Sab Fev 20, 2010 11:54 pm

, vc respondeu isso faz quase 1 ano, HUASHUASu. mas só agora que eu fui ver , eu acho q abri esse tópico e nem tinha lido, e graças a eu vc descobriu que o Aterramento é importante, HAUHA Very Happy

_________________
Querem me controlar, mas estão todos descontrolados ! by: Marcelo D2

lipep0
ConsoleMasters
ConsoleMasters

Mensagens : 309
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 20
Localização : Rio Branco - Acre

Ver perfil do usuário http://cartaofelipepereira.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dica Re: Aterramento - Você tem ?

Mensagem  HatB em Dom Fev 21, 2010 11:43 am

aqui aterramento é padrão, energia nuclear.

HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 22
Localização : Haialea, Miami / USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dica Re: Aterramento - Você tem ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:37 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum