MEMÓRIA CACHE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica MEMÓRIA CACHE

Mensagem  Didi-Infonetpb.com em Sab Jan 16, 2010 12:30 am

Em uma outra ocasião, já cheguei a mencionar esse tipo de memória. Entretanto não abordei profundamente. Neste tópico iremos conhecê-la.

Quem é a Memória Cache?

A Cache é um tipo de memória, mais precisamente do tipo “SRAM” (tratando-se de memórias RAMs, esse tipo é muito mais rápido). Por ser mais rápida que a Memória Principal, a Cache custa bem mais caro, por esse motivo, essa memória encontra-se em pequena quantidade em nosso computador – até hoje não superou, em casos comuns, pelo menos, os 12MB, talvez um pouco mais. Outro detalhe é que ela é de exclusividade do processador, apenas a CPU utiliza esse tipo (porém, há Discos Rígidos que também utilizam essa memória, em breve teremos um tópico falando sobre isso).

Qual a função da Memória Cache?

Primeiro, lembre-se de uma coisa: 90% do que o nosso Micro faz é conversar com a Memória Principal (RAM). Então se você usar o seu micro por 10 horas consecutivas, 90% desse tempo será gasto na comunicação MEMÓRIA – CPU / CPU – MEMÓRIA. Ou seja, o Micro consumirá das 10, 9 horas.

Veja bem, se nós formos observar a taxa de transferência do Barramento FSB, do Barramento da Memória, chegaremos à conclusão de que todo esse trabalho consome muito tempo mesmo. Ainda mais porque o Clock Externo é muito inferior ao Clock Interno. Se nós temos um Clock Interno de 2.2GHz (2.200 bilhões de ciclos por segundo) nós teremos um Clock externo de no máximo 1066MHz (1.066 milhões de ciclos por segundo) – Perceba a diferença é muito grande.

Daí, os fabricantes de processadores tiveram a brilhante idéia de anexar ao processador uma memória de baixa capacidade de armazenamento, mas com alta velocidade, isso para aproveitar melhor o Clock Interno. Essa memória nós chamamos de Cache. A cachê ela não utiliza o Clock Externo para se comunicar com o processador, porque ela já se encontra dentro da CPU. Logo ela aproveita o benefício do Clock Interno.
Vamos à função dela:

A CPU utiliza a memória para LER e SALVAR informações enquanto ela está trabalhando. Por esse motivo a Memória Principal é Volátil, pois só precisa armazenar informações em quanto o micro está ligado. A CACHE e a RAM são voláteis. A CPU é um Hardware bastante inteligente. Tão inteligente que ele nota quando você trabalha com os mesmos dados freqüentemente.

Digamos que você está digitando um texto, e nesse texto você está repetindo algumas palavras várias vezes, entre elas, a palavra “TECLADO”. Toda vez que você digita essa palavra a CPU tem que buscar essa informação na Memória RAM para poder exibi-la no Monitor. Só que a CPU acaba compreendendo que você usa essa palavra freqüentemente, logo ela armazena essa informação na sua memória interna, a cachê, para que quando você necessite usá-la novamente, essa informação possa ser buscada mais rapidamente utilizando o Clock Interno que, como nós sabemos, é superior ao Externo.

Conclusão:

A Cache é um tipo de memória utilizada pelo processador que tem a responsabilidade de armazenar os dados que são acessados mais freqüentemente. É bem mais rápida do que a RAM por natureza, é volátil, e geralmente não ultrapassa os 12MBs em capacidade.

Eu já falei isso, mas volto a repetir: Quanto mais Cache o seu processador tiver mais rápido ele será. Portanto, quando pensar em comprar um processador novo, observe esse detalhe.

Caso não tenha lido o tópico sobre processadores, clique aqui.

_________________

Por Didi Cândido

Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 24
Localização : Alagoinha, PB

Ver perfil do usuário http://infonetpb.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum