Dual Channel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica Dual Channel

Mensagem  Didi-Infonetpb.com em Sab Jan 16, 2010 12:24 am

Certamente você já ouviu alguém falar neste recurso tecnológico, mas não sabe exatamente o que é ou para que serve. Calma, você irá compreender este assunto neste tópico dedicado a essa tecnologia.

O que é o Dual Channel?

Dual Channel consiste em ter duas Memórias do tipo SDRAM ligadas a dois barramentos individuais. Recomenda-se que as memórias em Dual Channel tenham capacidade semelhante, ao menos, é necessário que ambas possuam a mesma freqüência em Clock e de preferência que sejam do mesmo fabricante. Vamos entender o porquê.

Vamos a algumas informações úteis:

Os processadores INTEL utilizam o FSB para se comunicar com os outros componentes. O FSB está ligado ao Barramento de Sistema, também chamado de CHIPSET. Esse Barramento, por sua vez, liga os demais componentes entre si.

Os processadores INTEL não tem Circuitos Controladores de Memória, logo a responsabilidade de conversar (ou seja, Ler e Salvar informações) com a Memória Principal recai sobre o CHIPSET. Funciona assim: “Quando a CPU quer Ler uma informação da memória, por exemplo, é o CHIPSET quem vai até a memória e faz a leitura da informação e depois leva o resultado à CPU, ou seja, a CPU não vai até a memória executar esta ação.

Sendo assim, a comunicação entre a Memória Principal e a CPU é feita através de dois Barramentos: o FSB e o Barramento da Memória. Só que há um detalhe que deve ser observado: Geralmente o FSB tem uma freqüência/Clock duas vezes maior que a freqüência do Barramento da memória. Exemplo: Enquanto o FSB têm um barramento de 800MHz o Barramento da Memória possui apenas 400Mhz(isso é apenas um exemplo). Então, por mais que a CPU possa enviar informações a 800NHz não conseguirá porque o Barramento da Memória é menor, logo a CPU terá que reduzir a sua capacidade perdendo sua eficiência.

Para resolver esse impasse os fabricantes resolveram adotar essa tecnologia: o Dual Channel. Agora imagine o mesmo FSB de 800MHz ligado a duas memórias cada uma a 400MHz, nós teríamos 100% de ganho. Ou seja, a CPU poderia enviar as informações 800MHz, pois cada memória receberia uma metade dessa informação.

Porém, o Dual Channel não é um recurso suportado por todas as Placas-mãe. Para poder fazer Dual Channel a placa precisa possuir 4 Slots de Memória. Veja a imagem:


Os 4 Slots representam dois Barramento (por assim dizer). Normalmente esses slots vêm separados por cores. Assim como na figura acima, é preciso conectar as memórias na mesma posição (cor) de barramento. Caso você posicione as duas na mesma dupla de Slots, o Dual Channel não entrará em execução.

Outra informação importante: o Dual Channel só tem valor se tratando de processadores INTEL que utilizem a arquitetura FSB. Processadores AMD dispensam esse recurso, é possível fazer, mas não é necessário. Processadores como o Core i7, trabalham com a arquitetura Nehalem, logo dispensam também o Dual Channel.

Aqui encerramos o nosso tópico, até a próxima!

_________________

Por Didi Cândido

Didi-Infonetpb.com
Share BR
Share BR

Mensagens : 37
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 24
Localização : Alagoinha, PB

Ver perfil do usuário http://infonetpb.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dica Re: Dual Channel

Mensagem  HatB em Seg Jan 18, 2010 6:17 pm

HAHAH, mais uma dúvida.. aqui, várias pessoas tem o receio de colocar uma "certa quantidade de memória ram" (por exemplo, com os dois pentes ao mesmo tempo) e der uma quantidade impar, e falam que o SO não reconheçe, isso é verdade? pq acabei de colocar um pente de 2gb e um de 1gb em um antigo computador; x:

HatB
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 282
Data de inscrição : 29/12/2009
Idade : 22
Localização : Haialea, Miami / USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum